TEIAS DAS ARANHAS

Como as aranhas fazem teias?

Ela, por instinto básico, arremessa a teia calculadamente onde quer tecer a teia. como o lugar de uma teia é longe, e ela percebe isto através de seus 8 olhos, ela engrossa o calibre da teia para não arrebentar facilmente com o vento e com insetos e arremessa a teia através de suas glândulas tecedoras de teia como um tiro.

Depois é só ir fazendo o resto. Conforme a distancia ela engrossa ou não a teia, quando as distancias são curtas, a teia é fina, pra poupar energia, pois cada teia solta é proteínas que ela precisou ingerir de insetos para produzir aquela teia.

Aranha faz a teia com fios de proteína

Quantos tipos de teia existem?

Na parte de trás do abdome da aranha existem glândulas chamadas sericígenas, que secretam um tipo de proteína. “Dentro da glândula ela está líquida, mas assim que entra em contato com o ar torna-se um fino fio de seda com o qual será construído a teia”, explica o biólogo Hilton Japyassu, do Instituto Butantan, em São Paulo. Sua estrutura e formato vão depender da finalidade.

Existem quatro tipos principais.

As teias de captura são as que vemos com mais facilidade porque a aranha a tece em locais abertos, onde os insetos passam. Ela lança um fio principal e, a partir dele, organiza uma espécie de rede. Parte dela é coberta com uma substância viscosa na qual as vítimas ficam coladas.

As teias de refúgio são a casa das aranhas, formadas por um grande emaranhado de fios, muitas vezes parecendo tubos.

As teias de cópula formam uma espécie de copinho nos quais o macho deposita o esperma para depois colocá-lo na fêmea.

Algumas espécies de aranha trocam seu esqueleto (que é externo, como o das baratas) pendurado em fios. São as chamadas teias de muda.

Para construir a teia, uma aranha leva entre 20 e 30 minutos. A durabilidade de cada uma varia de horas até mais de uma semana. Existem 4 000 espécies de aracnídeos conhecidos no mundo e todos eles produzem pelo menos um dos quatro tipos. Os fios de seda podem também ter outra finalidade: as aranhas papa-moscas, comuns dentro das casas, o usam para não cair. Ao se locomoverem, elas pulam de um lugar para o outro. A cada pulo, criam mais um fio que garante sua segurança. Já as aranhas conhecidas como dinopis fabricam uma rede, ficam segurando até que apareça uma presa e jogam-na, como uma armadilha, para aprisionar a vítima.

posted under |

1 comentários:

ramiris disse...

vcs são show de bola continue sempre assim. bjs vcs são 1000.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Translate

"Viage nessa classe do filo Artrópode, onde as espécies mais conhecidas são: aranhas, carrapatos, escorpiões, (...)"
Loading...

Liga das Florestas

    Quem sou eu?

    Tamyris Mello

    Minha lista de blogs

    Seguidores


Recent Comments