ARANHA-FLOR


É uma espécie do gênero Epicadus, mais conhecidas como aranha-caranguejo ou aranha-flor. O gênero pertence a família Thomisidae. As aranhas dessa família, possuem uma espécie de flourescência no corpo. Essa fluorescência das aranhas é um mecanismo para enganar suas presas, os insetos que visitam flores. As vítimas são algumas moscas que comem néctar, as borboletas e as vespas.
Os olhos desses aracnídeos estão entre os mais evoluídos nessa classe de animais. Eles captam três tipos de colorações básicas: ultravioleta, azul e amarelo. Assim, fascinados pela luz das aranhas fluorescentes, se aproximam delas sem perceber o perigo. De todas as espécies da família Thomisidae, essa é a mais evoluída caçadora de insetos.
No entanto, pensava-se que existiam três espécies diferentes: uma branca, uma amarela e uma lilás. Em 1991 pesquisadores descobriram que não havia diferença. É a mesma aranha, que muda de coloração conforme a flor onde está caçando. E na verdade, ela não só se camufla para a caça, como também para não se tornar vítima de seus próprios predadores, confundida com as flores, a aranha engana os pássaros.



Fonte: Karlla patricia - bióloga

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Translate

"Viage nessa classe do filo Artrópode, onde as espécies mais conhecidas são: aranhas, carrapatos, escorpiões, (...)"

Liga das Florestas

    Quem sou eu?

    Tamyris Mello

    Seguidores


Recent Comments